Debater Lisboa
*
antigo cinema Roma na Avenida de Roma - entrada livre
Há Fitas na AML
22 de maio, 21.30, “As armas e o povo”
21-05-2014 LJ, AML

O cinema voltou ao velho Roma, na Avenida de Roma nº 14, hoje Fórum Lisboa e sede da Assembleia Municipal, onde as máquinas de projecção de 35mm retomaram o seu uso original para exibir, todas as quintas feiras à noite, até meados de Julho, um ciclo inspirado nos 40 anos do 25 de Abril.

Amanhã, quinta-feira, dia 22 de maio, às 21.30, o filme é “As armas e o povo”, do Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica. O filme retrata o período entre os dias 25 de Abril e Primeiro de Maio de 1974. Mostra o movimento militar, a agitação popular nas ruas e o desmantelamento do «aparelho social e político do fascismo». A história faz-nos recuar ao golpe do 28 de Maio de 1926, dando-nos a ver os movimentos que, desde então, contribuíram para que se tornasse possível a Revolução dos Cravos.

Antes da projecção deste filme e para nos falar dele contamos com dois convidados especiais, Fernando Matos Silva, o realizador que montou o filme, e José Matos Costa, director da Cinemateca Portuguesa.
Venha ajudar a dar vida ao velho Roma! Passe o serão de quinta-feira connosco, reveja as fabulosas imagens de uma revolução a nascer nas ruas da nossa cidade e traga a família e os amigos. A entrada é livre, naturalmente, e a classificação etária é para maiores de 6 anos.

Este sítio é plural em matéria de acordo ortográfico